União dos Palmares é premiada por excelência em vacinação infantil no Nordeste
Estratégia “Movimento Vacina União” foi reconhecida durante a II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, promovida pelo Conasems
Nesta quarta-feira (20/11), União dos Palmares conquistou a menção honrosa do prêmio Conasems & Opas/OMS, na categoria Nordeste, pela experiência bem-sucedida no aumento da cobertura vacinal infantil. A premiação ocorreu durante a II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, realizada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
O reconhecimento foi concedido à estratégia “Movimento Vacina União”, uma mobilização social voltada para ampliar a vacinação de crianças de até 1 ano de idade no município. A apresentação da ação foi conduzida por Aleyne Farias de Andrade Lucena, enfermeira, especialista em docência do ensino superior e coordenadora de vacinação em União dos Palmares.
Ao receber a premiação, ela fez questão de compartilhar sua gratidão nas redes sociais. “Esse prêmio literalmente não é meu, eu sou apenas o instrumento. Tem um ser soberano, justo, onipotente, onisciente e onipresente que já havia preparado tudo: Deus Pai, Jesus Cristo de Nazaré e o Espírito Santo. Devo a Ele toda honra, a Ele. Seria improvável uma alagoana, palmarina, ter uma honra dessas? Não, o nosso povo, a nossa gente, os nossos profissionais são excelentes no que fazem, e tudo isso é por vocês.”, escreveu a coodenadora.
O evento, que teve duração de três dias, reuniu mais de 300 experiências de imunização selecionadas de diversas regiões do Brasil. Além das apresentações, o seminário abordou temas como a hesitação vacinal e contou com oficinas de planejamento e ação. A reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (Conares) também fez parte da programação.