União dos Palmares segue sua programação no Festival + Cultura + Arte + Você, e, nesta terça-feira (30), o destaque foi o Festival de Audiovisual, realizado no Memorial Jorge de Lima. A iniciativa reuniu moradores e artistas para a exibição de curtas-metragens e documentários, reforçando o protagonismo do audiovisual na valorização da identidade regional e da memória afro-palmarina.
“O Festival Palmarino de Audiovisual é mais do que arte e vídeo, é memória viva da nossa gente. Celebrar nossas histórias através do cinema é a valorização da identidade afro-brasileira. Investir no audiovisual é investir no poder que temos de contar nossa própria narrativa, com voz, com imagem e com orgulho”, declarou o prefeito Junior Menezes.
A ação contou com uma programação especial de apresentações culturais. Na segunda-feira (29), subiram ao palco TK, Muxima de Palmares e Duda do Acordeon, misturando rap, poesia e tradição. Já na terça-feira (30), o encerramento foi marcado por performances vibrantes de Terroristas Verbais, do grupo Capoeira Art Brasil e do artista Gil de Sá, que transformaram o espaço em um verdadeiro palco de resistência cultural.
O Festival Palmarino de Audiovisual integra a programação do II Festival + Cultura + Arte + Você, promovido pela Prefeitura de União dos Palmares, com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura. A iniciativa investe mais de R$ 450 mil em artistas e fazedores de cultura locais, fomentando o setor cultural e movimentando a economia criativa da região.
A programação do festival continua até o dia 4 de maio, com oficinas, shows, feiras e mais atividades voltadas ao fortalecimento da identidade cultural palmarina