Mês da Consciência Negra em pauta com a Palmares!
Nesta quarta-feira (27), aconteceu uma reunião entre a Fundação Cultural Palmares e a Prefeitura de União dos Palmares para um alinhamento estratégico referente ao mês da Consciência Negra, que tem maior parte da programação concentrada em União dos Palmares todos os anos.
Neste primeiro momento, a Palmares, por meio de Nelson Luiz Rigaud Mendes – Chefe Gabinete, Edna Thomaz Rodrigues – Diretora/DFP, Flávia de Jesus Costa – Diretora/DPA, Carlos Eduardo Carneiro e Sousa – Coordenador-Geral/CGI, Adryelle Braga Arouche Medeiros – Coordenadora de Projeto/DFP, Valéria Cunha Gonçalves Monteiro – Coordenadora de Projetos/DPA e Ivanildo Feliciano da Silva – Coordenador de Projetos/CGI, deixou claro ao vice-prefeito Júnior Menezes (que representou o prefeito Kil Freitas, ausente por motivos de estar em viagem institucional à Brasília) que este ano o Governo Federal, na atual gestão, faz questão de estar mais presente na realização da programação, e que dará apoio ao município nos recursos para as celebrações locais, embora ainda seja um valor muito abaixo da proporção a programação merece. “O governo federal que estar mais próximo este ano, principalmente visto o descaso do governo anterior com a temática. Podemos esperar inclusive a vinda de Ministros, a exemplo dos ministros das patas Direitos Humanos, Igualdade Racial Cultura”, frisou Nelson Luiz.
É preciso ir além
Em sua fala, o vice-prefeito Junior Menezes colocou o município à disposição para agir de forma integrada com a Palmares e todos os órgãos e movimentos que vierem para somar com as ações do mês da Consciência Negra, e salientou da importância de manter diálogo com a Fundação não apenas para o 20 de novembro, “mas que isso se estenda em um planejamento para muito além do 20, de um trabalho contínuo e integrado”, afirmou Junior.
“Tanto eu quanto toda a gestão do prefeito Kil estamos para somar. Hoje temos um patrimônio histórico em nosso município, de importância mundial, precisamos aperfeiçoar cada vez mais nossas ações e unir forças com todos os governos em prol dessa causa, para impulsionar nosso turismo”, complementou.
Junior Menezes, Vice-Prefeito
Estimativa
Presentes na reunião, as secretárias de cultura e turismo, respectivamente Elizabete Oliveira e Izabel Maia, apresentaram pontos importantes que precisam ser debatidos e aprimorados em trabalho integrado para avançarem, e ficou acertado outras reuniões nos próximos dias, ouvindo também os movimentos negros e representações culturais do estado, para chegar a uma programação final a ser apresentada ao público no próximo mês, em conjunto com os governos municipal e estadual. Esperasse receber milhares em União dos Palmares no mês de novembro.
20 de Novembro
No mês de novembro, celebramos a Consciência Negra, sendo o dia 20 de novembro uma data para relembrar as lutas dos movimentos negros pelo fim da opressão provocada pela escravidão. Essa data refere-se à morte de Zumbi, importante líder do Quilombo dos Palmares, situado em União dos Palmares, Nordeste do Brasil. O Dia da Consciência Negra também não nos deixa esquecer de que este país é marcado pelos quase 350 anos de duração da escravidão e do tráfico das populações negras da África para o Brasil.