27 de março de 2025
 Prefeitura garante licença ambiental para trabalhadores que extraíam artesanalmente areia da lagoa Mundaú

A austeridade e a fiscalização devem ser a marca da nova gestão.

Prefeitura garante licença ambiental para trabalhadores que extraíam artesanalmente areia da lagoa Mundaú

O prefeito de União dos Palmares, Júnior Menezes, entregou, nesta a licença ambiental para a Associação dos Trabalhadores na Extração Mineral de Areia no Rio Mundaú. Os 32 associados beneficiados com o documento realizavam a extração artesanal de areia das margens do Rio Mundaú para abastecer a demanda da construção civil no município.

O documento, emitido pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), garante a legalidade do trabalho, assegura a sustentabilidade da extração e protege o meio ambiente. Durante anos, os retiradores enfrentaram desafios — desde o reconhecimento da atividade até questões ambientais e burocráticas.

Esse reconhecimento e a postura da prefeitura em correr atrás desse documento não apenas valorizam o trabalho dos retiradores, mas também reforçam a importância da extração artesanal como uma alternativa sustentável. “Com suas pás, enxadas e bóias, esses trabalhadores seguem construindo não apenas suas histórias, mas também um exemplo de equilíbrio entre trabalho e natureza. Essa licença faz parte de um processo legal, e nós, da prefeitura, fizemos questão de ir atrás. A conquista da licença foi um passo importante e significativo para a comunidade e para a cidade”, pontua Júnior.

Para conseguir a licença, a prefeitura, por meio do secretário de Meio Ambiente, Claudionor de Oliveira, precisou realizar diversos estudos técnicos, estabelecer diálogo com órgãos ambientais e contar com o compromisso dos trabalhadores em seguir boas práticas. “Agora, com essa vitória, a associação fortalece sua atividade, garantindo dignidade aos seus membros e a preservação do Rio Mundaú para as futuras gerações”, explica Claudionor.

A conquista do documento foi celebrada com muita alegria entre os associados, em especial por Moacir, que é presidente da associação e trabalha há mais de 50 anos na retirada de areia e aguardava ansiosamente pela licença, junto com outras pessoas do povoado Taquari. “Esse é o nosso sustento, de onde tiramos o nosso pão. Precisamos ter essa autorização para poder trabalhar tranquilos. Essa é uma conquista que foi prometida pelo prefeito Júnior e cumprida. Ele é um homem de palavra”, afirma Moacir.

Estiveram presentes na solenidade de entrega os vereadores Elvinho Dé Mototáxi e Gustavo Pedrosa, além de membros da associação.

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo